quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Material Necessário

Fiz uma lista inicial do material que irei precisar. Esta lista poderá sofrer alterações caso o comportamento de algum dispositivo não seja o esperado, como por exemplo, uma bateria durar menos de 1 mês (ninguém vai querer trocar bateria todo mês). Portanto não considere-a completa,  nem muito menos a melhor de todas, mas é tudo o que tenho por enquanto.

Dica 1: A maioria dos itens podem ser encontrados no site da Aliexpress, outros na Deal Extreme, ambos os sites ofereçem ótimos preços, bem mais baratos que no Brasil e o frete é grátis.  
Aliexpress: www.aliexpress.com
Deal Extreme: www.dx.com

Dica 2: Apesar de ser um site de outro país, a Aliexpress aceita pagamentos via boleto bancário para aqueles que não possuem cartão de crédito internacional e o que é melhor, o pagamento é compensado em um curtíssimo período de tempo (a Aliexpress não me paga pela propaganda!).

Dica 3: Não tenha pressa, não tente receber seu produto de forma rápida pagando aqueles fretes expressos caríssimos (EMI ou EMS).  Escolha a opção padrão (China Post Air Mail), isso vai te livrar de muitas dores de cabeça. Não é uma regra, mas sempre que comprei fora do país utilizando entrega expressa fui taxado pela Receita Federal e esse processo além de resultar em imposto extra, algumas vezes acaba tornando a entrega bem mais demorada que uma entrega normal, isso porque o trâmite do produto se prolonga para conferência, emissão do boleto de imposto e retorno para os Correios.

1.Arduino Uno R3

Preço: U$ 10,30 (incluso cabo USB)
 
Esta placa fará parte do Módulo de Controle Principal (mostrarei um esquema nas próximas postagens).
Será responsável pela execução do sketch principal, centralizador de todos os comandos e porta de entrada pela internet.










2.Shield Ethernet







Preço: U$ 9,30
O Arduino Uno será acoplado a este shield, que por sua vez, será conectado a um roteador wireless via cabo ethernet (única conexão via cabo que pretendo usar no projeto). Com isso será possível acessar o arduino pelo tablet via rede local wireless ou internet.










3.Arduino Pró-Mini 5v 16Mhz

Preço: U$ 7,30 (com conversor TTL/USB)
O Arduíno Pró-Mini fará parte do Módulo de Controle Secundário.
Será responsável pela interceptação e quando necessário, execução dos comandos enviados pelo Módulo de Controle Principal.
Você também pode utilizar outras placas de pequeno porte, como por exemplo, a Arduino Nano 3.0.






4.Relés RF 433Mhz

Preço: U$ 8,36 (com controle remoto)
Os relés farão parte do Módulo Receptor. Eles serão conectados aos interruptores para ligar/desligar lâmpadas.
Utilizarei relés que trabalham na faixa de 180V-240V (cuidado!)
Um "pulo do gato" foi encontrar esses relés com o receptor RF 433 embarcados e funcionando em corrente alternada 220V, isso dispensa módulos e tomadas extras pregadas nas paredes ao lado dos interruptores (acho essas soluções muito feias).





5.Receptor e Transmissor RF 433Mhz

Preço: U$ 2,64 (transmissor+receptor)
Todo módulo de controle, seja ele principal ou secundário, terá transmissor e receptor de radio frequência conectado para que haja comunicação entre eles.
Optei por essa solução porque além de ter um bom alcançe, é bem mais barata do que os módulos Zigbee/Xbee (wireless) encontrados no mercado (um módulo XBee custa mais de U$ 40,00).









6.Kit Infravermelho

Preço: U$ 3,54 (controle+receptor+cabos)
O kit infravermelho não fará parte de nenhum módulo, ele será utilizado apenas para que eu possa decodificar os controles remotos das TVs e tudo o mais que utilizar sinal IR. Dessa forma saberei que códigos os Módulos de Controle Secundário precisarão enviar para ligar, desligar, aumentar volume, reduzir volume e mudar canais em cada TV. 
Sim, irei hackear os controles remotos :-)




7.Led Infravermelho Multi Ângulo

Preço: U$ 5,10
Este led fará parte do Módulo de Controle Secundário.
Sua função é enviar sinais infravermelho para controlar as TVs e demais dispositivos com sinal IR. Optei por essa versão multi ângulo com o objetivo de reduzir perda de sinal, já que dispositivos infravermelhos precisam ser apontados um para o outro para que funcionem bem.










8.Plug de Baterias 9V

Preço: U$ 4,70 (5 unidades)
Serão utilizadas para conectar baterias 9V aos módulos de controle.
No caso do Arduino Uno, o conector se encaixa perfeitamente na placa. Para o Arduino Pró-Mini, cortarei o conector e soldarei os fios de alimentação diretamente nos jumpers da placa (jumpers raw e gnd).









9.Bateria Alcalina 9V
Preço: U$ 3,80
As baterias 9V é uma provável alternativa para alimentação dos módulos de controle, mas ainda não tenho tanta certeza.
Vi recentemente em um artigo que é preferível utilizar duas pilhas AA (1,5V x 2 = 3,0V). Isso porque quando a tensão é maior que 5V (pino Vin), a placa utiliza seu regulador de voltagem interno, provocando assim um "trabalho" excessivo e consumindo mais.
Utilizarei o método mais eficaz para resolver esse dilema, ou seja, testes, testes e mais testes.






Isso é tudo, se você prestar atenção nos preços anotados embaixo de cada imagem, verá que todos eles são bem acessíveis.

Na próxima postagem ilustrarei diagramas com toda a estrutura que pretendo montar, até breve !


Um comentário:

  1. Onde encontrar o maravilhoso modulo receptor com relê?
    rud57@yahoo.com.br
    Rodolfo

    ResponderExcluir